Postagens

Mostrando postagens de maio, 2026

Escândalo no CNJ: Isaías Kalunga é acusado de mandar “marginais” invadirem Assembleia no Hotel Skyna

Imagem
O antigo presidente do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), Isaías Kalunga, está a ser acusado de ter mandado invadir a Assembleia de renovação do mandato do CNJ. Segundo as acusações, a ação teria sido motivada pelo alegado receio de Kalunga em não conseguir manter-se fora da liderança, após a mudança da direção do órgão. De acordo com o relato apresentado, Kalunga terá chegado ao local acompanhado por diversas pessoas e teria ordenado a interrupção do encontro, com danos e confusão no Hotel Skyna, onde o incidente teria ocorrido. Ainda conforme a versão avançada, a situação só não terá piorado devido à intervenção da Polícia Nacional e do apoio da administração da Ingombota, que teriam chegado a tempo de conter os envolvidos e evitar uma escalada maior. Até ao momento, as alegações  ainda não foram confirmadas oficialmente e não há pronúncia pública formal por parte do CNJ ou de Isaías Kalunga.

Isaías Kalunga vai deixar a liderança do CNJ no dia 15 de Maio

Imagem
A UNI-Angola, organização que detém a presidência do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), convocou para o próximo sábado, 15 de Maio, uma assembleia de renovação de mandato da estrutura. O encontro está agendado para o Hotel Skyna e corresponde à VIII assembleia destinada à escolha de uma nova liderança para o CNJ. Segundo a convocatória, a iniciativa surge porque a  presidência  pda UNI-Angola/CNJ encontra-se com o mandato expirado, sendo necessária a realização da assembleia para eleger um novo líder, garantindo assim a continuidade e a regularidade dos trabalhos do conselho. Apesar de ter o mandato vencido, Isaías Kalunga, o  presidente atual, tem demonstrado resistência em abandonar o cargo. De acordo com uma fonte, Kalunga pretende manter-se à frente da liderança, sustentando que a sua permanência se relaciona com interesses políticos e com algumas alianças já estabelecidas com pessoas que pretendem assumir posições de relevo no MPLA. A mesma fonte refere ainda que ...

ANGOLA NO PALCO MUNDIAL: PRIMEIRA PARTICIPAÇÃO NO TORNEIO INTERNACIONAL DE ADVOGADOS

Imagem
  Considerada a maior competição mundial que reúne advogados, Angola marca presença, na 22.ª edição do Mundiavocat, que decorre em Espanha.  O maior torneio internacional de futebol 5 para advogados teve a sua abertura no sábado, 9 de Maio, e prolonga-se até ao dia 17 do mesmo mês. Angola, sob liderança da OAA (Ordem dos Advogados de Angola), integra o grupo B, ao lado de Portugal, Colômbia, Roménia e Indonésia. Ao longo dos mais de 40 anos de existência do evento, nesta edição, para além da premiação da equipa vencedora, será também atribuída uma distinção ao melhor golo do torneio. Estão representados na competição participantes provenientes de África, América, Ásia e Europa. Pelo nosso país participam os advogados: Adolfo dos Santos Fernandes, Pedro Monteiro, Mário Veríssimo, Júlio Diogo, Figueira Cambulo., Mireles dos Santos, Eugénio Katoquessa e Vânio Americano. Nesta edição de 2026 há como novidades: a criação de 1 novo torneio: Cinco Homens +40, um novo troféu: o melhor...